Literatura

“Um Sorriso ou Dois”, Frederico Elboni

Estava eu caminhando tranquilamente na Saraiva do Shopping Iguatemi num sábado pós Black Friday quando avistei o livro “Um Sorriso ou Dois” do Frederico Elboni em promoção (algo como R$13,90, hoje tá até mais barato, but I regret nothing). Não pude resistir e trouxe pra casa (sim, sou super influenciada por promoções, me deixem).

Eu já tinha lido alguns posts do Fred no blog dele e também já tinha lido o prefácio, que foi muito bem escrito por sinal (me emocionei, serião), além de tê-lo visto na Bienal do Livro de 2014 (mas nem pensei em falar com ele, o estande da Saraiva – assim como todos os outros – estava infernal). Apesar de ter um título numa vibe autoajuda (não, não tenho preconceito quanto a isso), o livro é na realidade um punhado de crônicas de autoria dele (muitas são posts do próprio blog), tendo como tema geral os relacionamentos.

Mas nem só de críticas essa resenha será feita. A sensibilidade do Fred de tratar alguns temas (principalmente no que diz respeito a perdas ou separações) é palpável. A última crônica, por exemplo, é incrível. Linda, muito bem escrita e emocionante! E, se por um lado achei alguns textos com uma pitada de machismo, em outros a mulher é exaltada em sua beleza natural, deitada de bruços lendo um livro na cama, despenteada, esperando pelo bem amado chegar. Uma cesta de motivos para aquela que está com a autoestima em baixa mudar esse quadro. Aliás, talvez seja este o motivo para eu não ter gostado tanto assim do livro: não estou precisando ler texto nenhum para saber que sou especial e única, a meu jeito (modéstia mandou lembranças, beijo)

Quanto à diagramação, li algumas resenhas de outras blogueiras criticando a mudança constante de fonte ao longo dos “capítulos” (chamemos cada texto de capítulo, ok?), mas isso não me incomodou at all! Pelo contrário, achei que deu certo dinamismo ao livro. Outra coisa que gostei foi que cada crônica começa em uma página nova, sempre na página à direita. As citações colocadas em algumas páginas aleatórias, por vezes com fundo preto, também fazem a leitura fluir melhor. Aliás, a parte que mais gostei do livro foram as citações.

No mais é uma leitura rápida, com textos curtos, fáceis de serem lidos. Ideal pra ler no ônibus ou no metrô para passar o tempo. Não me deixou lições de vida, mas me distraiu por umas horinhas.
Eu até diria que se uma mulher quer entender um pouco a cabeça dos homens, deveria ler esse livro, mas detesto generalizações e prefiro pensar que nem todos os homens pensam como ele (e acredito piamente que não pensem mesmo).

Título: Um Sorriso Ou Dois – para mulheres que querem mais
(3/5)
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá
Ano: 2014
Páginas: 222
ISBN: 9788582401057
Onde comprar: Buscapé

Este produto ou serviço foi comprado pela autora do blog (e mesmo se não fosse, as ~sinceridades~ seriam exatamente as mesmas, fica a dica).

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Kátita 30 de janeiro de 2015 at 00:24

    oie…dando um pequena passadinha aqui ;)…..Esse terei que ler…heheh vou colocar na minha listinha!!!
    Seu blog está muito bacana…bjo

    • Reply LivsBB 3 de fevereiro de 2015 at 14:23

      Kaaaaatiaaaaaaaa! vc por aqui 🙂
      te empresto assim que quiser 😉

  • Reply Adriel Christian 30 de janeiro de 2015 at 14:19

    Essa é a segunda resenha desse livro que vejo pessoal criticando algumas coisas, o que acho ótimo. Sinceridade acima de tudo! Pela capa, não sei se leria ele. Depois da tua crítica, tenho certeza que não foi escrito pra mim. Hahahaha.

    Achei interessante esse negócio de mudar a fonte a cada texto/capítulo. Inovador. As vezes quando um livro é muito grande, esse recurso ajudaria bastante.

    • Reply LivsBB 3 de fevereiro de 2015 at 14:23

      Pensei nisso tbm, ajuda a fluir melhor e não me incomodou nadinha ^^

  • Reply Janaina Silva 30 de janeiro de 2015 at 20:32

    Oi Lívia! Adoro resenha ^^
    Então, esse livro não me chamou atenção desde o começo. Li a sinopse dele e o que senti bate com o que vc descreveu. Certeza que não fará parte da minha fila de leituras. Tem tudo para ser um livro que me irrita T_T

    Gostei da resenha e quanto a sinceridade, não esperava menos! ^-^

    Bjao e estou aguardando mais posts!

    Hora do chá http://www.ochacomamigas.blogspot.com.br

    • Reply LivsBB 3 de fevereiro de 2015 at 14:22

      "um livro que me irrita", entendo bem! rs

  • Reply Luly 1 de fevereiro de 2015 at 19:37

    Gostei da sua resenha… Achei sincera, sem puxação de saco, vendo o lado bom e ruim e principalmente (no final) sem generalizar – porque realmente não é um livro que vai fazer com que todas as mulheres entendam a cabeça de todos os homens (ainda bem)!
    Eu gosto desses emaranhados de crônicas que a gente lê rapidinho, mas o problema é que geralmente são feitos todos com o mesmo tempo, aí acaba ficando repetitivo mesmo!

    • Reply LivsBB 3 de fevereiro de 2015 at 14:22

      Sabe, nem vejo tanto problema em ter o mesmo tema, mas é que todas falam praticamente a mesma coisa, uma pena =/

    Leave a Reply