Viagem

{Guia} E daí eu decidi que eu iria viajar…

(aka “por onde começar?”)

Esse post faz parte da série Marinheira de Primeira Viagem, onde conto um pouquinho sobre meu planejamento e a viagem dos meus sonhos para a Europa (minha primeira viagem internacional, organizada de forma totalmente independente, praticamente um mochilão).

Há não muito tempo atrás eu conheci alguém que logo nas primeiras mensagens via Whatsapp me convidou pra viajar junto com ele para fora do país. E, mesmo com medo de que ele fosse um traficante de órgãos (sério, perguntem às minhas amigas), foi isso que bastou para duas coisa: a) eu ficar mais curiosa ainda para conhecer o moço do Tinder e b) o “bichinho mochileiro” me picar.

Uns bons meses se passaram desde essa primeira conversa… e hoje, vejam só, o dono dessa proposta indecente não só é meu namorado como também será meu parceiro em uma experiência incrível que vou viver muito em breve.

Tudo começou quando ele me contou do mochilão que havia feito em 2014. Meu olhos brilharam principalmente quando ele falou a seguinte frase: “não foi caro” (sou viajante pé rapado heh). Resolvi pesquisar e vi que realmente era possível dentro do meu orçamento apertado e aí começaram os trabalhos.

Na real, eu sempre tive o sonho de viajar pra fora. Em 2010 eu tive essa oportunidade, mas acabei optando por usar em 2011 a grana que tinha guardado pra dar de entrada no Livsmovel (meu Celtinha vermelho amado). Não me arrependo, eu não tinha maturidade o suficiente naquela época e estaria viajando muito mais para fugir dos meus problemas aqui no Brasil do que porque eu queria conhecer a América (mas que um dia eu ainda vou pra Wilmington conhecer onde Dawosn’s Creek foi gravado, ah, eu vou!).

Aqui no blog eu queria muito mais do que só contar para vocês para onde vou e quantos dias vou ficar. Quero compartilhar com vocês os passos que segui pra ter uma viagem econômica e quem sabe eu possa ajudá-lo a ter a sua. Como ia ficar giganteeeesco o post contendo todas as dicas de uma vez, separei em vários, ok?

E o seu passaporte? Vai bem?

Se a sua ideia é viajar para fora do Brasil, o primeiro passo é conferir seu passaporte. De preferência, beeeeem antes da viagem. Você já tem? Está válido? Se não, é só consultar no site da Polícia Federal a documentação necessária e fazer o requerimento. Eu tinha receio, mas é um processo bem simples no final das contas e sai menos de R$160.

Diconas:
1) Mesmo que use sua carteira de habilitação como documento de identificação, será necessário levar o RG, a carteira de trabalho ou a certidão de nascimento pois é obrigatória a apresentação de um documento que comprove sua filiação (estou alertando porque não fiz isso e tive que ir correndo em casa buscar).
2) Preste atenção porque para entrar na Europa, por exemplo, seu passaporte tem que ter pelo menos mais seis meses de validade.

 

As inspirações

Também te aconselho fortemente a começar a fuçar em blogs que falam sobre viagens. Abaixo, meus preferidos:
 360 Meridianos – altas dicas de como economizar e relatos muito bacanas da viagem de volta ao mundo que fizeram, isso sem contar as fotos maravilhosas.
 Melhores Destinos – por favor, assine os feeds e não perca aquela promoção imperdível de passagens aéreas, foi lá que consegui as minhas!
 Ana Carô – gente como a gente, sabe? A Ana viajou pra Europa em 2014 e tem uma série de posts contando sobre cada lugarzinho que conheceu, não só lá, mas na Argentina e até aqui no interior de São Paulo também.
 Matraqueando – tem uma série ótima de como sobreviver na Europa com 50 euros por dia. Acho que esse é um dos blogs que mais tem me ajudado a planejar nossa viagem.
 Viaje na Viagem – vários roteiros prontos e um “perguntódromo” pra ajudar os viajantes em dúvida
 Magariblu – design lindo e muito informativo, recomendo demais! Tem um post legal sobre passagens aéreas, dêem uma lidinha.
 Aprendiz de Viajante – desde que comecei a seguí-los no Instagram me apaixonei mais ainda por esse mundo de viagens. Tem dicas de onde comer bem e pagar pouco, museus não tão conhecidos, enfim, fucem que não se arrependerão.
 Pequenos Monstros – conta sobre o dia-a-dia de um casal “nômade digital”, largou “tudo” pra viver um pouquinho em cada lugar do mundo. Ouso dizer que o mais legal são as dicas sobre convivência e sobre como enfrentar o desconhecido, mas o blog todo é muito bacana
Esses são os blogs mais “gerais”, além deles, sigo vários específicos sobre uma determinada região/cidade: Conexão Paris, Dicas de Roma, Londres para Principiantes, London, sô, entre tantos outros.

Seja fiel

Outra coisa que eu fiz mas nem de longe é obrigatória foi me inscrever em todos os programas de fidelidade das companhias aéreas que fazem o voo pras cidades que eu queria ir visitar. Às vezes rola um beneficiozinho exclusivo para quem tem o cartão, mas independentemente disso, você irá acumular milhas que podem te ajudar em uma posterior viagem.
Aqui tem um post muito informativo sobre milhagens, vale a pena conferir.

Fun fact: cada vez que chegava em casa o cartão de alguma companhia, minha mãe achava que eu tinha comprador as passagens heh

Feito tudo isso, CUIDADO: a vontade de ir viajar só vai crescer mais e mais em você, #fikdik.

No próximo post dessa série, vou mostrar um pouquinho como comecei junto com o Dan a organizar as ideias e a viagem foi tomando forma. Será um post sobre o planejamento inicial 🙂

P.S.: Imagens usadas no posts são de bancos gratuitos. O design gracinha das cidades é do Freepik.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply Cecília Maria 2 de abril de 2015 at 01:01

    Quando a gente tem um sonho ou um desejo muito grande de viajar para fora não tem nada que nos segure. A gente consegue tempo, coragem, dinheiro e, no meu caso, autorização e cai no mundo. No início do ano eu fui para Londres, que era o sonho da minha vida desde os oito anos e foi a experiência mais incrível da minha vida. Como nem todo mundo consegue escutar a felicidade dos outros sem dar pitaco ou destilar inveja, eu decidi contar tudo no blog e estou amando!
    Tudo isso que você falou é muito importante, a gente tem que pensar nos mínimos detalhes, chega a ficar louca de tanta coisa e ansiedade.
    Quando estava planejando tudo, também saí em busca de várias dicas e blogs sobre viagem, Europa e Inglaterra pela internet, inclusive alguns desses que você citou e essas pesquisar me ajudaram bastante. A gente viaja para se divertir e conhecer outras culturas, mas é sempre bom ter o mínimo de conhecimento prévio do lugar para onde vai antes de embarcar só com a cara e a coragem.
    Conta tudo, é maravilhoso deixar registrado pra poder relembrar sempre. Eu mesmo tenho uma caixa com todos os ingressos e souvernis da viagem hahaha
    Beijo

    http://www.blogrefugio.com

    • Reply LivsBB 2 de abril de 2015 at 12:01

      Obrigada por compartilhar, Cecília! Já estou indo no seu blog conferir sua história. Imagino que será uma das experiências mais importantes da minha vida tbm!
      Meu namorado que viajou pra Europa o ano passado tbm tem tudo guardadinho numa pasta, pra lembrar pra sempre tudo o que viveu.
      Eu pretendo deixar as coisas irem acontecendo, sem aquela nóia de horário definido pra tudo, mas a pesquisa é essencial pra não ficar perdida.
      Um beijo e volte mais vezes 🙂

  • Reply Janaina Silva 2 de abril de 2015 at 23:56

    Amei o post!!! Vou precisar de todas as dicas possíveis!
    A meta desse ano é fazer um viagem bacana ^_^

    Detalhe: to chorando de rir até agora do meu cunha traficante de órgãos hauhauhauhuaha
    O Livsmovel foi o melhor!

    Compartilha tudo com a gente Lívia! Adoro seus posts *_*
    Um beijão com muitas saudades flor!

    Hora do chá! http://www.ochacomamigas.blogspot.com.br

    • Reply LivsBB 6 de abril de 2015 at 15:45

      Vamos trocando figurinhas, Jana!
      E agradece ao André pela mala heh
      beijão!

  • Reply Renata 3 de abril de 2015 at 02:44

    Ai Lívia, conte TUDO mesmo. Também sou loca pra viajar pra fora do Brasil, mas meu orçamento e tempo não me permitem isso. Enquanto não realizo meu sonho vou conhecendo alguns lugares daqui mesmo indo pra congressos e tals. Esse ano já tenho duas viagens certas: Brasília e Bel Horizonte, mas quero incluir uma outra capital nordestina que eu ainda não conheço no meu roteiro (essa é uma meta que eu tenho, conhecer todas as capitais nordestinas) e talvez Campo Grande (e inclua Bonito no pacote).
    Ri horrores do "traficante de órgãos" e do "Livsmovel" xD
    ;*

    • Reply LivsBB 6 de abril de 2015 at 15:45

      No Nordeste só conheço Porto Seguro, uma pena! Como moro mais pra baixo no país, já pensei em fazer isso (de conhecer todas as capitais) do Sul e Sudeste, acho uma ótima forma de começar a conhecer melhor meu Brasilzão 🙂
      Beijo, Rê!

  • Reply Clayci 3 de abril de 2015 at 14:24

    Para tudo! Você conheceu seu namorado no Tinder? Que máximo!! hahahaha eu adorava esse app ^^
    Fico feliz pela viagem! *_* Um sonho fazer isso…

    • Reply LivsBB 6 de abril de 2015 at 15:30

      Pois é, Clayci! Ainda preciso contar aqui no blog, mas o match rolou o primeiro dia em que instalei o Tinder e foi meu primeiro date rs

  • Reply Carol Barth 3 de abril de 2015 at 20:23

    Gente, amei o post, e que legal essa história hein? hahaha Já esperado pelos posts sobre a viagem! Daqui a 15 dias irei viajar para Nova York, vai ser minha primeira viagem para o exterior e estou uuuuuuultra ansiosa!

    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br

    • Reply LivsBB 6 de abril de 2015 at 15:29

      Que delícia, Carol! Vou dar um pulo no seu blog ver o que fala por lá sobre a viagem 🙂 obrigada pela visita!

  • Reply Rithynha 7 de abril de 2015 at 11:33

    Ahhh tão bom ver seu sonho se transformando em realidade né Lilika?
    E obrigada por compartilhar com a gente os detalhes do seu planejamento.
    Também vai me ajudar muito!!!

    Beijos!!!

    • Reply LivsBB 23 de abril de 2015 at 08:45

      Obg, Rituxa <3

  • Reply Ana Carô 9 de maio de 2015 at 02:09

    Hey, que honra estar linkada aqui! <3

  • Reply Pedro Pereira 21 de agosto de 2015 at 11:28

    Excelente lista! Obrigada por reunir aqui estes preciosos links 🙂

  • Leave a Reply