Viagem

Londres – Palácio de Buckingham e The Mall

Ainda na nossa primeira tarde em Londres, depois de vermos de perto o Parliament, fomos rumo ao Palácio de Buckingham. Como é tudo bem próximo, fomos a pé, sem problema algum.

A vista toda do Palácio de Buckingham e o Memorial à Rainha Victoria

A vista toda do Palácio de Buckingham e o Memorial à Rainha Victoria (foto da Wikipedia)

É incrível a admiração que os britânicos tem pela Rainha Elizabeth II, é de se emocionar. E o respeito. Nunca vi um povo gostar tanto de seu governante como gostam dela (ok, sei que o poder mesmo é do Parlamento, mas ainda assim).
Aliás, puxem na memória e tentem se lembrar das aulas de História, quando era falado sobre a Carta Magna. Antigamente os monarcas britânicos eram chefes de Estado e de Governo. Somente em 1215, com a assiantura da carta pelo Rei João, o poder absoluto da monarquia foi anulado.
Hoje o poder político é exercido pelo Primeiro Ministro e o monarca tem um papel muito mais social do que político, como o ato de conceder honrarias (porém quem define quem deve se tornar lorde ou cavaleiro é o Parlamento).
A monarquia tem uma história muito rica e intrigante, me arrependo amargamente de não ter prestado mais atenção no colegial. Admiro como a tradição persiste.

Tinha que ter selfie em frente ao portão, né?

Tinha que ter selfie em frente ao portão, né?

Voltando ao Buckingham Palace, é lá que está a residência oficial e o local de trabalho do Monarca Britânico. Foi construído em 1703 e possui hoje o maior jardim particular da cidade além, é claro, de ser lindo. E, como vários dos pontos principais de Londres, sofreu ataques durante a Segunda Guerra Mundial.

Fun fact (not so funny at all): toda vez que entrávamos no metrô, principalmente nas estações com mais de um nível, o Daniel me falava pra imaginar os londrinos se escondendo dos bombardeios. Ver as marcas da guerra é uma triste realidade de boa parte dos países europeus.

Não, eu não vi a Rainha enquanto estava por lá. Aliás, não vimos nem a famosa troca de guarda, mas a experiência valeu a pena do mesmo jeito! Aliás, para quem tem interesse em ver a troca de guarda, esse post é excepcional e dá ótimas dicas. Não sabe do que tô falando? Olha só esse vídeo com a guarda real tocando a abertura de Game of Thrones:

 

Funcionamento: pra olhar, o tempo todo 🙂 mas a troca de guarda ocorre diariamente às 11h30 (de abril a julho) e é possível entrar no palácio durante o verão (geralmente de agosto a setembro), saiba mais.
Entrada: 20 libras, mas, de novo: olhar da calçada é de graça.
Localização: Buckingham Palace, London SW1A 1AA
http://www.royal.gov.uk

Outro post bacana: 15 curiosidades sobre o Palácio de Buckingham

Logo ali em frente ao Palácio vemos a The Mall (cujo nome, pra variar, só descobri pesquisando pro post), que é uma avenida construída em meados do século XIX que liga o Palácio ao Admiralty Arch, na Trafalgar Square (tenho certeza de que vocês já ouviram falar dessa praça em algum filme ou seriado). Aos domingos e feriados, é fechada ao trânsito, bem como durante cerimônias do Estado. É considerada uma rota cerimonial.

As bandeiras e eu =P olhem só como é avermelhado o chão

As bandeiras e eu =P olhem só como é avermelhado o chão (e, pois é: não sei posar pra foto, dsclp)

Quando há a visita oficial de algum chefe de governo, a avenida é decorada não só com as bandeiras britânicas mas também com as bandeiras do país visitante.
A coloração da avenida é avermelhada com o intuito de parecer um tapete vermelho, coisa linda *-*

A The Mall

A The Mall vista do Victoria Memorial. Cheia, pero no mucho. Aliás, achamos Londres BEM vazia em comparação a Paris (o que foi incrível, btw)

O Admiralty Arch (em português, Arco do Almirantado, oi?) é um arco (dãh!) construído pelo Rei Eduardo VII em homenagem à sua mãe, Rainha Vitória. Inclusive preciso pesquisar mais sobre essa Rainha, pois em frente ao palácio também temos o Victoria Memorial, então imagino que ela tenha sido muito importante para o Reino Unido (não riam de mim, pf). Ambos os monumentos são inspirado por elementos náuticos, assim como o The Mall, e tem representadas representadas sereias e um hipogrifo, os quais são sugestivos do poder naval da britânico.

A inscrição em latim no Admiralty Arch significa: No décimo ano do Rei Eduardo VII, à Rainha Vitória, dos mais gratos cidadãos, 1910

A inscrição em latim no Admiralty Arch significa: No décimo ano do Rei Eduardo VII, à Rainha Vitória, dos mais gratos cidadãos, 1910

E depois dessa imersão na Monarquia Britânica fomos a caminho do hostel porque no dia seguinte era dia de visitar a British Library e o British Museum (e nos perdermos na área da University College London).  Um dia mais incrível do que o outro, apenas.

 

Esse post faz parte da série Marinheira de Primeira Viagem, onde conto um pouquinho sobre meu planejamento e a viagem dos meus sonhos para a Europa (minha primeira viagem internacional, organizada de forma totalmente independente, praticamente um mochilão).

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Sistery Love 2 de novembro de 2015 at 04:04

    Que sonho conhecer Londres. Adorei as fotos. O blog esta um arraso. Bjs

    http://www.sisterlylove.com.br

  • Reply Luly 2 de novembro de 2015 at 12:36

    Eu acho essa admiração pela rainha a coisa mais linda da vida *-* Estava vendo uns vídeos do pessoal no Madame Tussauds de Londres e é incr[ivel como tem fila pra “tirara foto com a família real”!
    O Palácio de Buckingham já é uma coisa linda de se ver por fotos, imagino ao vivo!!!!!!

  • Reply Sabrine Varolo 2 de novembro de 2015 at 20:07

    Quando comecei a planejar minha lua de mel, Inglaterra estava na minha lista, depois acabamos optando por cortá-la para aproveitar mais a França.
    Mas Londres é linda demais, fico babando nas suas fotos e sonhando com o dia que irei visitá-la.
    http://www.sisterlylove.com.br

  • Reply Tatiana 3 de novembro de 2015 at 15:13

    Achei essa primeira foto do post muito maravilhosa! Aiai, cada vez mais fico com vontade de conhecer Londres, socorro. hahaha Beijo, Lí!

  • Reply O melhor de Outubro 4 de novembro de 2015 at 12:09

    […] « Londres – Palácio de Buckingham e The Mall […]

  • Reply Manu 4 de novembro de 2015 at 20:26

    Oi Livs!
    Ai que vontade de viajar… que vontade de conhecer Londres… hehehe
    Também admiro muito essa questão da tradição e do respeito que os britânicos tem pela monarquia. Era fascinada por história na época do colégio, quase fiz graduação na área. Acho muito lindo isso tudo.
    Bjs!! 🙂

  • Leave a Reply