Viagem

Roma – praças e monumentos da Roma Antiga

Começo dizendo que Roma foi o lugar em que mais tempo passamos e também nossa última parada então já estávamos tranquilos, sem grandes correrias. Na maioria dos nossos dias apenas saíamos e andávamos, sem rumo. E era botar os pés na rua e topar com algum monumento ou sítio arqueológico. Roma é um museu a céu aberto e é tudo relativamente perto, uma delícia de visitar tudo andando…

Roma - gaivota no dentro histórico

Se em Paris vimos um monte de pombas e em Londres era a terra dos pombos, em Roma estava cheeeio de gaivotas. Coisa linda!

Muitas vezes acabamos por parar ali na Piazza Navona, particularmente minha praça preferida de lá. Cheia de turistas e romanos.

Inclusive em um dos dias havia um bando de italianos (alguns bastante bonitos, devo dizer – dsclp, Dan, é verdade) em frente à Fontana dei Quattro Fiumi cantando e arrecadando dinheiro (deduzi que pelas roupas formais estavam se formando na faculdade, talvez).

Roma - Fontana dei Quattro Fiumi

Óia só a italianada rs

Estavam etilicamente alegres e faziam exageradamente barulho além de serem extremamente divertidos AHAHAH claro que paramos para ver!

Roma - Piazza Navona

Simplesmente me apaixonei por essa janelinha na Piazza Navona

Aliás, é nesta praça que fica a Embaixada Brasileira e tenho quase certeza de que foi lá que tomei um gelatto maravilhoso *-*

Roma - gelatto italiano

Não preciso nem dizer o quanto estava delicioso, certo? *maldade*

Não muito longe desta praça (uns 5 minutos de caminhada na direção do Coliseu), vimos a coisa maravilhosa que é o Panteão beeem de perto, o único edifício construído na época greco-romana que ainda está em perfeito estado de conservação.

Roma - Panteão e obelisco egípcio

O Panteão por fora: templo pagão “convertido” em igreja critã

É uma igreja circular maravilhosa com um obelisco na frente (várias construções romanas tem obeliscos egípcios na frente, inclusive aqui tem uma lista) arquitetado por volta do ano 27 a.C. Originalmente era um templo pagão mas lá pelo ano de 609 o então Imperador fez um ~agradinho~ pro papa e converteu o templo em igreja católica. O interessante é que o próprio termo grego pantheon significa “de todos os deuses”. E é lá que estão enterrados alguns reis e o pintor Rafael, por exemplo.

Roma - por dentro do Panteão

Nenhuma das minhas fotos de dentro ficou boa, mas nesta do Dicas da Itália a vocês podem ver o curioso buraco no teto. Lá dentro tem uma plaquinha explicando o que acontece quando chove, que é bem simples: molha tudo, ué! AHHAHA Foi construído originalmente assim para conectar os homens aos céus. Bonito, né?

E é de arrepiar parar e pensar que essa é uma construção da época em que o cristianismo mal existia e eram outras fés que moviam as pessoas, como muito bem colocado pelo pessoal do 360 Meridianos.

Como já estávamos íntimos da cidade, fomos passear de novo na Via del Corso . Ela inicia-se na Piazza Venezia e termina na Piazza del Popolo. Nesse trajeto, nos arredores dessa rua, a gente pôde ver a Fontana di Trevi (que estava em reforma) e a Piazza di Spagna.

Roma - Fontana di Trevi em reforma

Tão chateada com a reforma da Fontana di Trevi que nem olhar pra câmera eu quis 😛

Mas bonito mesmo era o tal do Monumento a Vittorio Emanuelle II (que eu achei que fosse uma mulher AHAHAH mas ele era o primeiro rei da Itália unificada), no Altare della Patria. Ali está também o Museu da Unificação Italiana que não chegamos a entrar. Aliás, pequena curiosidade: os romanos detestam esse monumento porque ele não ~orna~ com o resto da cidade. Inclusive o chamam bolo de casamento 😛 Mas eu que sou turista achei muito bonito e respeitoso os guardas ao lado do fogo sempre aceso no túmulo do Soldado Desconhecido. Enfim, questão de opinião 🙂

Roma - Museu Vitoriano

Olha só que contrastante o monumento a Vitor Emanuel II branquinho, branquinho

É ali nessa rua que tinha um shopping (mais para uma galeria) onde aproveitávamos pra usar o banheiro (desculpe o repeteco, isso é muito importante pra mim, já disse! heh). Ali também tinham as principais lojas que eu queria visitar: Lush (porque a burra aqui esqueceu de procurar alguma em Londres), Kiko (trouxe só uns esmaltes e uns batons pra mamy), Zara (gigante, uns 4 ou 5 andares), H&M (me apaixonei! Arrependidíssima de só ter trazido um vestido), GAP, Puma e outras. Mas compras não eram nosso foco, como vocês já perceberam, então era gostoso mais olhar mesmo. Quando cansávamos era só procurar a igreja mais próxima pra descansar as pernas 😛

Roma - E em uma esquina próxima ao vaticano, essa lindeza em forma de flor...

E em uma esquina próxima ao Vaticano, essa lindeza em forma de flor…

Roma é uma ótima cidade pra andar, andar e se perder… e depois de admirar toda a beleza, andar mais um pouco e encontrar algo novo pra admirar.

Roma - ruas e vielas

Ruelinhas romanas. Olha só aquela ponte no final da foto *-*

Depois de toda essa maratona (que aconteceu por uns 2 ou 3 dias pra vermos tudo com calma), foi nossa vez de ir embora. Nos despedimos de Roma com com dor no coração, mas já com saudade de casinha no Brasil…

 

Esse post faz parte da série Marinheira de Primeira Viagem, onde conto um pouquinho sobre meu planejamento e a viagem dos meus sonhos para a Europa (minha primeira viagem internacional, organizada de forma totalmente independente, praticamente um mochilão).

E aqui acabo meu relato sobre as cidades pela quais passei, quase com lágrimas nos olhos e morrendo de vontade de voltar… Gostaram de viajar comigo? Obrigada pela paciência em ler meus textos e agora só fica meu desejo de que eu possa (em breve) visitar outros lugares magníficos e dividir mais um pouquinho do que vivi <3

Um beijo!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Re Vitrola 6 de maio de 2016 at 18:03

    Ai gente, essas ruelinhas… deu vontade de assistir algum filme que se passe em algum lugar assim… que delícia!
    E não pude deixar de observar aquele gelato ali de oreo… deve ser uma delícia! (só pq to com vontade de comer oreo, hahaha!)

    Um beijo,
    Re

  • Reply Adriel Christian 6 de maio de 2016 at 23:18

    oi, oi.

    to aqui na torcida pra que tu visite mesmo outros lugares e faça uma série de posts tão maravilhosa quanto essa. tive o prazer de ler todos os posts (comentar não, pq tava bem corrido minha vida!).

    mesmo não tendo essa oportunidade, fico tão feliz ao ver tu realizando esse sonho ao lado de alguém especial. e sim: eu piraria facinho num lugar desse… queria eu poder me perder em Roma…

    tu falou da comida (especificamente em pizza) e agora me surgiu uma dúvida: era muito caro a pizza por lá? ou tipo pão de queijo em Minas, super barato? 🙂

    bjs!
    Não me venha com desculpas

  • Reply Luly 7 de maio de 2016 at 22:24

    Eu tinha uma professora que falava que o maravilhoso da Itália é isso: onde você pisa tem uma obra ou monumento para se descobrir, em toda esquina, hahaha! Deve ser uma coisa de louca estar numa cidade que representa o que um dia foi um Império gigantesco!
    Fiquei babando na sua foto do gelatto, que vontade de provar também!!

  • Reply Bia 9 de maio de 2016 at 09:34

    De todos os lugares que visitei, Roma foi o que menos gostei :/ acho que já tinha uma implicância com italiano, então ajudou mais! hahaha
    De certa forma eu gostei muito de Veneza, achei o lugar muito legal, parecia que estava dentro de um filme!! Tudo muito lindo mesmo! A única coisa que não fiz foi o passeio de gôndola, pq noss, caro pra ktc hahaha..
    Gostei mto dos seus posts sobre a viagem, acho ótimo pra quem está querendo ir tbm!!

    bjão!

  • Reply Poly 10 de maio de 2016 at 21:24

    Estudei um pouco de Itália (e Roma) na faculdade e seu post me deu fome por lembrar das aulas hahahaha
    Acho que o berço da civilização ocidental é Roma né? Boa parte de nossos antepassados estão nessas ruelas. Cada pedacinho da cidade conta um pouco da história da humanidade 🙂
    Ainda quero ter a experiência de conhecer Roma.
    Mais um post cheio de fotos maravilhosas. Parabéns.
    Bjuxxxxx

  • Reply Ana 17 de maio de 2016 at 08:56

    Olá Lívia! Achei uma fofura o seu comentário lá no meu blog. Muito obrigada pela visita!
    Sabe que ainda não conheço Roma! Falo até com um pouco de vergonha, porque sempre tive vontade, mas nunca aconteceu de dar certo visitar. Eu acho a Itália um país lindo e tem tantos lugares que ainda preciso conhecer. As fotos estão inspiradoras, deu vontade de fazer a mala e me mandar pra lá!
    bjos

  • Leave a Reply