Literatura

Leituras de 2016

Passaram bem a virada do ano? Pra mim foi bem tranquilo, como tem sido nos últimos anos. Mas devo dizer que poderia ter sido mais tranquilo ainda se eu “pudesse” ter ficado deitadinha na minha cama de pijama vendo seriados. Aliás, objetivo de vida pro próximo 31/12, hein? 😛

Eu gostaria de dizer que pretendo manter esse post como uma tradição de final/começo de ano mas dá até medo que falando isso ele deixe de existir. Então vamos apenas aproveitar os dois anos seguidos em que compartilho com vocês minha lista de lidos do ano que está no fim, ok? 🙂

Libraria Mas Puro Verso - Montevideo, uruguay

Libraría Más Puro Verso, que fica na Ciudad Vieja, em Montevideo (Uruguay). Uma das livrarias mais lindas que já tive a oportunidade de visitar! (aguardem posts)

Termino 2016 com 27 livros lidos (pouco mais de dois por mês, minha média mesmo) e 5 em andamento:

  • Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë (adorando a história, mas é um livro denso e preciso me concentrar bastante pra entender quem tá narrando sobre a conversa de fulano sobre o que ouviu ciclano dizer, ufa heh)
  • Criatividade Empática, da Bia Lombardi (com ilustrações da maravilhosa Rê Vitrola)
  • De Repente o Destino, da Susan Fox (eu gostei desse livro mais ~sensual~ mas acabou ficando esquecido, preciso retomar!)
  • Viva a Língua Brasileira, do Sérgio Rodrigues (estou lendo aos poucos, é delicioso esse livro sobre a nossa língua!)
  • Diário de Uma Vegana, da Alana Rox (que delícia que é ler a história da Alana <3 como me inspiro nessa mulher, meu Deus!)

Fiz bem menos ~resenhas~ do que planejei (só duas, que vexame!) mas aproveitei muito bem as leituras que fiz. Vamos à minha listinha?

  1. A Herdeira – A Seleção 4, Kiera Cass
  2. Eleanor & Park, Rainbow Rowell
  3. Geração de Valor, Flavio Augusto da Silva
  4. Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes
  5. O Presente do Meu Amor, vários
  6. A Favorita – Um Conto de A Seleção, da Kiera Cass
  7. A Lista de Brett, da Lori Nelson Spielman
  8. Resposta Certa, do David Nicholls
  9. Depois a Louca Sou Eu, da Tati Bernardi
  10. A Coroa – A Seleção 5, da Kiera Cass
  11. Nunca Jamais, da Kolleen Hoover e Tarryn Fisher
  12. Fangirl, da Rainbow Rowell
  13. Carry On, Rainbow Rowell
  14. A Caderneta Vermelha, Antoine Laurain
  15. Tá Todo Mundo Mal, Jout Jout
  16. O Caderninho de Desafios de Dash & Lily, David Levithan e Rachel Cohn
  17. A Garota do Calendário – Janeiro, Audrey Carlan
  18. A Garota do Calendário – Fevereiro, Audrey Carlan
  19. Ligações, Rainbow Rowell
  20. Noite em Claro, Martha Medeiros
  21. Tchau, Lygia Bojunga
  22. O Projeto Rosie, Graeme Simon
  23. Kindred Spirits, Rainbow Rowell
  24. A Vida do Livreiro A. J. Fikry, Gabrielle Zevin
  25. Desde o Primeiro Instante, Mhairi McFarlane
  26. Mas Você Vai Sozinha?, Gaía Passareli
  27. Um Conto de Natal, Charles Dickens

Neste ano acabei de ler a série A Seleção, da Kiera Cass. Eu adoro esses YA mais bobinhos, mas achei que a autora correu TANTO no último livro 🙁 A solução que ela deu para a seleção da Eadlyn foi excelente (e eu já tinha descoberto antes da metade do livro) mas ficou tudo tão perdido, tão solto. Enfim, só pra dizer que deveria ter acabado com A Escolha, viu?

Outro livro da categoria romance-água-com-açúcar que gostaria de destacar é o meu primeiro da Mhairi McFarlane, indicação da Taty: Desde o Primeiro Instante. MUITO GRACINHA! Conta a história da Rachel, jornalista (obviamente, né? autores de YA e afins adoram retratar jornalistas, né?), que acaba de terminar um noivado. Ela vai se redescobrindo e enquanto está nesse processo, tem uns flashbacks do passado, que nos faz conhecer a história dela com Ben. Enfim, é um livro sobre encontros, desencontros e timing. Vale a pena! Inclusive quero ler outro livro desta mesma autora, Amor À Segunda Vista, que só de escrever o título já me deixou morrendo de vontade de rever a comédia romântica com esse mesmo nome 😛

Já um dos meus preferidos do ano, de uma autora que fez com que eu me apaixonasse por sua escrita, é Carry On, da Rainbow Rowell. Que livro maravilhoso! E, não: não é uma fanfic do Harry Potter, é muito mais do que isso. Não vou me alongar, afinal: já fiz uma resenha gigante sobre o livro por aqui. Inclusive, terminei de ler tudo que essa mulher escreveu e aguardo ansiosa pela publicação em português do conto Kindred Spirits, que li em inglês (spoiler: a Novo Século já me disse que está prontinho!). Aliás, caso tenha curiosidade, em ordem do livro mais preferido pro menos preferido: Anexos, Carry On, Eleanor & Park, Ligações e Fangirl.

Este foi o ano das leituras despretensiosas serem incríveis surpresas, como A Caderneta Vermelha, que eu li todinho em um sábado cinzento e aqueceu demais meu coração, e A Vida do Livreiro A. J. Fikry, que fez com que eu me emocionasse lendo sentada no banco de uma pracinha de Colonia del Sacramento observando um senhorzinho uruguaio tomando seu mate logo cedo, antes da cidade ser invadida por turistas (como eu). Às vezes os livros nos marcam por suas histórias e outras vezes eles no marcam pelo momento que estávamos vivendo enquanto líamos.

Também houve algumas decepções, como Tá Todo mundo MalO Caderninho de Desafios de Dash & Lily, mas nada que tire o brilho das outras obras incríveis.

Eu não quero deixar aqui uma meta de ler X livros em 2017 ou listar títulos. O que já coloquei como objetivo de vida é ler mais clássicos como O Conde de Monte Cristo, Dom Quixote e Os Miseráveis, além de explorar mais a obra de Jane Austen (porque eu amei muito a única obra que li dela até hoje) e ~conhecer~ Tolkien (o Alê já me aconselhou a começar por O Hobbit).

E como foram as leituras de vocês? Algum plano novo para este ano? Estão participando de algum desafio?

Um beijo!


Aliás, estou me desfazendo de alguns livros que estão empoeirando na minha estante. São os das duas fotos abaixo e aqui está a lista com o valor de cada um, se aceito ou não troca neles e por quais estou interessada. Qualquer dúvida, me chamem no twitter ou mande um e-mail, tá bem?

Livros para Troca e Venda Livros apenas para Troca

Previous Post Next Post

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Adriel Christian 3 de janeiro de 2017 at 16:00

    oi, oi.

    menina, adorei a ideia de listar os livros pra ter uma noção de quantos leu. capaz de eu fazer isso hoje mesmo. 😀 não tenho a mínima noção de quantos livros li, só sei que to satisfeito com a quantidade pq não me senti pressionado a cumprir metas, e creio que vc tbm não. 😀

    “O morro dos ventos uivantes” é lindo. eu ainda não vi o filme, mas reparei na Netflix que tem são mais de 2h de duração. tem que ser num fds bem calminho. =/

    “Amor À Segunda Vista” eu já vi na livraria e queria muito comprá-lo, mas acabei ficando sem $$ no dia. #pobrezaextrema vi na tua lista que tu trocaria… vou dar uma olhada nos meus livros pra ver qual tem lá que tu poderia gostar, blz?

    bjs e bom ano pra ti!

    Não me venha com desculpas

  • Reply Mariany Gomes 4 de janeiro de 2017 at 23:22

    Lívia, adorei seu cometário lá no meu blog. Fiquei super feliz!
    Quanto as suas leituras, eu tô lendo agora o ‘Ligações’ da Rainbow, mas não estou gostando muito. Tô na metade e a história não me convence, sei lá, não tô entendendo nada. Mas simplesmente ADOREI Anexos e Eleanor & Park. Então, como confio na autora, continuarei com Ligações pra ver qual que é.
    Já li o Morro dos Ventos Uivantes também e é uma leitura densa mesmo, mas é muito bem feita, uma ótima leitura.
    Como eu era antes de você é apaixonante em todas as mídias, seja em livro ou em filme. Você viu o filme? <3<3<3<3 Só amor!

    Adorei seu blog, Lívia, te linkarei lá no meu blogroll e vou ler mais posts. Não posto no blog com tanta frequência, apesar de não conseguir me desfazer dele de jeito nenhum, mas apareço sempre que surge uma ideia nova pra compartilhar. Agora tô gostando mais de fazer vídeos, se quiser me acompanhar é só se inscrever no canal. Ah, você disse que não tava conseguindo se inscrever na newsletter, é que eu mudei o título dela e esqueci de editar o link no blog. Mas tá aqui, ó: http://tinyletter.com/defreudafofoca

    Você é de Jundiaí, né? Eu sou de Recife, mas moro em Itatiba com o meu noivo, pertinho daí ^^

    Beijos!

  • Reply Lua 8 de janeiro de 2017 at 10:48

    Eu li só 14 livros mas tô bem contente, como vc consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo? Eu não dou conta não rs

  • Leave a Reply